Não durma no ponto

Você pode até usar o melhor chocolate do mundo e a receita da família real brasileira, mas se o brigadeiro não sair da panela na hora certa, ele perde o ponto e a graça

Cada um tem um jeito de preparar brigadeiro, a gente aqui na Maria Brigadeiro faz assim:

  1. Mexa o brigadeiro sem parar para garantir uma massa lisa e homogênea. Se você parar de mexer, irão se formar cristais de açúcar nas laterais da panela, que deixarão a massa com aquela indesejada consistência granulosa (O braço doerá um pouco, é verdade, o esforço, queimará algumas das calorias que esperam por você no final da receita…)

  1. Nesta etapa (mais ou menos 10 minutos de fogo) a massa vai ganhando cor e consistência. Ela adquire uma intensa coloração marrom escura. Nesse ponto, o brigadeiro começa a ferver (borbulhar) e vai gradualmente atingindo uma textura mais consistente.
  1. Aproximadamente 5 minutos depois (com 15 minutos de fogo, baixo), a massa começa a desgrudar do fundo da panela, o que significa que ela se transformou em uma massa moldável. Para testar o ponto, despeje um pouquinho do brigadeiro em um pires com água, espere esfriar e cheque se é possível enrolá-lo com as mãos.
  1. Desligue o fogo e retire rapidamente o doce da panela, transferindo-o para um recipiente untado com manteiga. Se ele ficar na panela quente além do tempo determinado, continuará cozinhando e passará do ponto.
  1. Deixe a massa esfriar completamente, de preferência em temperatura ambiente, para que ela atinja a consistência ideal para enrolar. Se o brigadeiro estiver quente ou morno, ele tende a ceder depois de boleado. Se a massa estiver gelada, será mais difícil bolear e ele não ficará bem confeitado, pois a temperatura da massa irá prejudicar a aderência do confeito.
  1. Para fazer uma bolinha perfeita, passe manteiga (em temperatura ambiente) nas mãos e, com a ajuda de uma colher de café (ou um boleador de frutas untado com manteiga), recolha uma pequena porção de massa e enrole fazendo movimentos circulares até atingir uma circunferência uniforme.
  2. Passe a bolinha no confeito de sua preferência e sirva em seguida, na bandeja de que você mais gosta.

Colher-bambu2

25 comentários em “Não durma no ponto

    1. Olá Larissa, obrigada pelo contato e carinho. No nosso fogão, uma lata de leite condensado fica 15 minutos. Mas dependendo da abertura da chama pode variar de 15 a 20 minutos, o ideal é adaptar a receita ao seu fogão.

      Curtir

  1. Olá Juliana,boa noite!sou viciada em seus brigadeiros,estou sempre fazendo sacrifício para ir aí comer brigadeiro,uma vez que moro em são Pedro da aldeia RJ.E gostaria de saber se vc ministra aula de brigadeiro ou se abre franquia? obrigada!

    Curtir

    1. Querida Cleidivânia, não dou cursos porque respeito o jeito de cada um de fazer brigadeiro. Muito do que aprendi na cozinha compartilho em o
      livro do brigadeiro (Panda Books) à venda nas livrarias de todo o Brasil. Mas prometa que não vai deixar de nos visitar, sim? Beijo carinhoso

      Curtir

  2. Juliana trabalho com brigadeiro e confesso que tenho dificuldade em entender a sua logística, pois vc fala que faz o brigadeiro na hora na loja. Como isso é possível? Uma vez que ele demora para esfriar e dizem que o ideal é deixar a massa “descansar” de um dia para o outro para estabilizar. Outra dúvida, o que vc diz sobre as panelas elétricas?

    Curtir

    1. Olá Graziella, nosso brigadeiro é enrolado e confeitado na hora que o pedido é feito, isso é possível porque só na cozinha temos uma equipe grande, de 25 pessoas. As massas são feitas diariamente pelas nossas cozinheiras enquanto as equipes de enrolação e confeitagem trabalham em suas funções. Desconheço essa técnica de deixar o brigadeiro descansar de um dia para o outro. Entendemos que quanto mais fresco ele for, melhor será. Como nosso processo é 100% artesanal não tenho conhecimento sobre a eficácia das panelas elétricas no preparo do brigadeiro.

      Curtir

  3. Oi Juliana já estou louca para ir à SP e conversar com você e claro comer seu brigadeiro 🙂
    Você usa o seu chocolate em pó ou em barra para fazer os brigadeiros?
    Você disse que fica 10 min, porém, você mistura tudo de uma vez só e leva ao fogo para derreter ou primeiro derrete o chocolate?
    Como você faz na hora e assim como o colega fiquei com dúvida…no caso deixa as massas todas prontas esfriando e quando pedem só enrolam e confeitam?
    bjos

    Curtir

  4. Oi Juliana já estou louca para ir à SP e conversar com você e claro comer seu brigadeiro 🙂
    Você usa o seu chocolate em pó ou em barra para fazer os brigadeiros?
    Você disse que fica 10 min, porém, você mistura tudo de uma vez só e leva ao fogo para derreter ou primeiro derrete o chocolate?
    Como você faz na hora e assim como o colega fiquei com dúvida…no caso deixa as massas todas prontas esfriando e quando pedem só enrolam e confeitam?
    bjos

    Curtir

  5. Juliana, amei suas dicas, amo seus brigadeiros e amo a sua história com eles.
    Você é a inspiração que eu estava buscando para a frase, “trabalhe com algo que você ama, e nunca mais, você irá trabalhar um único dia na sua vida.”
    Sempre escutei essa frase e nunca consegui coloca-lá em prática, lendo sua história vejo que isso é possível. Também tenho a mesma paixão que você desde criança, mas cá entre nós, quem não é apaixonado por brigadeiro???
    Muito mais sucesso pra você, continue compartilhando suas histórias e inspirando pessoas como eu.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Juliana sou fã de seu trabalho. Tento incansavelmente chegar a percorrer o mesmo caminho. Gostaria de um grande auxilio. Qual hoje no mercado seria uma panela ideal para fazer a massa dos brigadeiros? Uso de inox e a impressão que tenho e que mesmo sem parar de mecher e em fogo baixo ela acaba queimando e criando grumos na massa . Muito obrigado desde ja e parabéns pelo seu trabalho

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s