Gourmet é sinônimo de qualidade?

O termo francês, até então reservado a poucas preparações artesanais, caiu no gosto da indústria e passou a estampar o rótulo de tudo o que existe de mais caro na gondola do supermercado

O termo gourmet pegou. Virou sinônimo de qualidade – e preço alto. Esses dias, numa ida ao supermercado, vi de farofa a marmelada gourmet e achei por bem escrever sobre o assunto, já que sou apontada como umas das difusoras do termo, por meio do brigadeiro. Quando dei o sobrenome gourmet para o brigadeiro não quis, absolutamente, elitizar o doce mais popular do Brasil. Minha intenção era chamar a atenção das pessoas para um novo brigadeiro, feito com chocolates puros e finalizado na hora do consumo de forma a preservar suas características e frescor. No meu entendimento gourmet era igual a qualidade e respeito pelo doce.

Mas o termo, até então reservado para as poucas preparações artesanais, caiu no gosto da indústria e passou a estampar o rótulo de tudo o que existe na gondola do supermercado. E a cada uso ilegítimo, o termo , que não tem nada com isso, perde a sua dignidade semântica, cai no descrédito do consumidor e nem o fato de ter sotaque francês o redime.

Ninguém escapa da “gourmetização” que assola os nossos tempos. E note que o termo passa ainda mais despercebido quando existe um certo desconhecimento sobre o ingrediente. Azeite, por exemplo. Alguém, afinal, já conseguiu entender se é bom que a acidez seja alta ou baixa? Eu jurava até semana passada que tinha que ser baixa até ouvir um especialista dizendo que a acidez alta é muito bem-vinda. Heim? Pois é, se alguém botar um selo “gourmet” bem dourado num azeite de quinta categoria na venda do seu Feliciano posso ser sua próxima vítima. E detalhe: tendo trabalhado alguns anos para o Conselho Oleícola Internacional.

Com chocolate não é diferente. A indústria de chocolates tem usado a palavra “gourmet” à vontade em suas embalagens. Como o processo de produção do chocolate é complexo, os parâmetros de qualidade são muitos e pouco claros para o consumidor, a experiência de comprar um bom chocolate tende a ser frustrante até para um umpalumpa. Porcentagem de cacau, da qual já falamos longamente, é apenas uma das coisas que têm sido equivocadamente associadas à qualidade. Sim, porque se a amêndoa de cacau for ruim, acredite, um chocolate 80% cacau será duas vezes pior do que um de 40%. É matemático.

E a prova de que as as armadilhas estão por toda parte é estatística: só 2% dos chocolates do mercado brasileiro poderiam ser chamados de “gourmet”, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). No caso do chocolate, a palavra gourmet, empregada responsavelmente, quer dizer muitas coisas, enumero aqui algumas delas:

1) que a amêndoa usada na receita é de cacau gourmet, ou fino de aroma, que é o o melhor cacau de um determinado lote;

2) que se a amêndoa é de boa qualidade, o chocolate dispensa o uso de ingredientes químicos que reproduzem a cor, o sabor e o aroma de um bom chocolate. Ou seja, quanto menos ingredientes no rótulo, mais gourmet – ou artesanal – ele tende a ser;

3) que a barra não contem gordura alternativa, apenas manteiga de cacau pura, que é uma das melhores e mais caras gorduras vegetais do mercado.

4) que a fórmula não leva conservantes artificiais e que portanto a sua validade é de no máximo 6 meses.

5) que o preço vai ser mais alto por conta de todos esses atributos que ele contém.

Da próxima vez que você comprar um produto que se diz “gourmet” – de marmelada a chocolate – uma dica: traduza por qualidade, investigue cuidadosamente o rótulo e conclua, por si mesmo, se vale mesmo a expectativa e o investimento.

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