Amanhã vai ser outro dia

Por que brigadeiro fresco é mais gostoso…

Quando criança, o que eu mais gostava dos aniversários era o dia seguinte, quando podia comer, sozinha, todos os brigadeiros que sobravam da festa. Como a cozinha de casa era pequena, alguém sempre botava a bandeja de doces em cima da geladeira e lá ela ficava, completamente esquecida. Só eu sabia do seu paradeiro, pois, sorrateiramente, ia seguindo a trilha da bandeja até que ela estivesse em lugar seguro.

A sensação de comer brigadeiro todos os dias era tão boa que eu economizava cada mordida para que eles nunca acabassem. Passadas duas semanas, se eu tateasse cuidadosamente, ainda achava dois ou três brigadeiros remanescentes. Eu comia feliz, mas percebia que a cada dia eles se transformavam, deixando de ser o que eram no início. Depois de um certo tempo, sua consistência e gosto quase não lembravam mais meu doce favorito.

E foi assim, empiricamente, que entendi que brigadeiro feito na hora era muito mais gostoso do que aquele que pernoitava sobre a nossa geladeira. Quando aprendi a fazer, passei a preferir o doce fresco, mas ainda não tinha juízo para questionar o motivo, até que cresci e me interessei pelo assunto. Descobri que com o tempo, o brigadeiro vai perdendo umidade, e o açúcar se concentra e satura, promovendo o desenvolvimento de cristais que interferem na textura e no sabor do brigadeiro. O doce que originalmente era macio e cremoso, adquire uma textura arenosa e se torna cada vez mais doce, encobrindo os demais sabores da receita, como o do chocolate, por exemplo.

Defender, portanto, a cultura do brigadeiro feito na hora não é frescura, ou goumetização, é simplesmente respeitar a integridade de um doce que apesar de ser despretencioso, tem características próprias.

_mg_0452

Um comentário em “Amanhã vai ser outro dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s