Longa vida ao leite condensado

O brigadeiro é mesmo um doce de sorte. Ele só existe graças ao leite condensado, que virou ingrediente da culinária por obra do acaso.

Acredite, antes de se tornar essa guloseima irresistível que é, o leite condensado era alimento sério: foi leite longa vida – o primeiro da história. Era um leite concentrado já adoçado (para ser diluído em água), criado para suprir a escassez de leite fresco durante alguns períodos da história. Inventado na metade do século XIX, a doce invenção tinha a missão de tornar o leite menos perecível, armazenável.

Quando o leite condensado chegou por aqui, por volta de 1890, a invenção veio com o propósito de, apenas, facilitar o fornecimento de leite a regiões norte e nordeste. A logística de acesso era difícil. Por ter uma conservação maior e a facilidade de transporte em latas, ele foi uma alternativa e tanto para os brasileiros que não tinham leite fresco. Além disso, ele também estava presente no kit de alimentação que os militares levavam para a II guerra e também distribuídos em escolas, como parte integrante da merenda escolar.

As guerras felizmente deram uma trégua, o refrigerador foi inventado, e todo o mundo voltou a ter leite fresco na geladeira. Foi então que os fabricantes de leite condensado tiveram que inventar um novo uso para o produto, que passou a ser empregado no preparo de doces. O marketing deu tão certo por aqui que o Brasil se tornou o país que mais consome leite condensado no mundo: são 7 mil toneladas por mês, dos quais boa parte é transformada em brigadeiro.

Atualmente existem muitas marcas de leite condensado no mercado. Por volta de 2003, com a chegada das embalagens cartonadas, muitas pequenas fabricantes puderam se inserir no mercado. As gondolas de supermercados passaram a oferecer mais opções ao consumidor, que hoje tem opção de escolher a marca de sua preferencia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s