Uma xícara de generosidade

Sempre esperei ansiosa pela festa junina da vila, quando a dona Augusta preparava o seu delicioso chocolate quente

Eu já dormia com o pijama por baixo do uniforme, sinal de que logo chegaria uma das épocas mais frias e gostosas do ano: a temporada de festa junina na vila onde eu morava. Eram 16 casas, e cada vizinho ficava incumbido de preparar um prato típico. Minha mãe fazia a pamonha, que eu detestava, mas para salvar as crianças do tédio do milho doce, havia a dona Augusta, que preparava o chocolate quente mais generoso do mundo.

A tarde caia e lá vinha ele, fumegante, numa delicada chocolateira de prata para aquecer os nossos corações. A prioridade dessa boa senhora era servir as crianças, que como eu, raramente tinham acesso liberado a indulgências culinárias. Formávamos uma comportada fila indiana, levantando nossas canecas do He-Man, Tunder-Cats e Ursinhos Carinhosos. 

O fato é que o chocolate da dona Augusta era muito diferente do leite com achocolatado que eu levava na lancheira.  Sem desmerecer o primeiro, este segundo era cremoso, intenso e aromático. Parecia uma barra de chocolate derretida com um pouco de leite. Será? Em tempos de infância pobre eu não poderia conceber tal extravagancia. Como alguém derreteria um bom pedaço de chocolate – que na minha casa os adultos escondiam para durar uma estação inteira – para colocar no leite que seria distribuído numa festa junina, para crianças?

Pois aí estava a generosidade da dona Augusta. Sua receita, soube mais tarde, era de uma pureza comovente. Leite integral, chocolate amargo, chocolate ao leite (ambos em barra) e creme de leite fresco. Nada de amido, nada de achocolatado, nada de aditivos que mascaram o sabor do chocolate. Enfim, uma gourmetização genuína do chocolate quente. Compartilho aqui a receita que marcou a minha infância. No mais só posso desejar que que a fumaça perfumada de cada xícara desse maravilhoso chocolate possa chegar no céu e abraçar  carinhosamente a dona Augusta.

Chocolate quente da dona Augusta
Rende: 1 porção
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes

  • 200 ml de leite integral
  • 50  gramas de chocolate intenso  em barra (mínimo 60% cacau)
  • 50 gramas de chocolate ao leite em barra (mínimo 40% cacau)
  • 100 ml de creme de leite fresco

Modo de fazer

Corte os chocolates em raspas e reserve. Em uma panela, aqueça o leite e quando estiver quase fervendo, retire do fogo e adicione os chocolates e o creme de leite fresco.  Mexa bem com um fouet  para incorporar  e volte ao fogo rapidamente  para recuperar o calor e ganhar cremosidade. Sirva em seguida.

 

http://www.mariabrigadeiro.com.br

2 comentários em “Uma xícara de generosidade

  1. Amo história,não posso deixar de citar uma lembrança minha de infância.Dona Rosa,minha vizinha japonesa falava pouco me ensinou a dividir e subtrair enquanto costurava para fora. Vez ou outra me chamava no muro e me dava arroz crocante doce,conhecido como arrozinho japonês de acordo com minhas lembranças esse arroz ficava em uma peneira tomando sol não sei como era feito,mas eu achava tão gentil sua atitude e também ela me dava amendoim japonês que para nós nada mais é que amendoim doce,mal sabia ela o quanto eu ficava feliz.Para encerrar uma vez ela me deu doce de feijão eu detestei e coloquei nos cantos da boca e imagina,é claro que ela deve ter percebido, quando cheguei no portão disfarcei e joguei fora…..coisa de criança rsrrsrrs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Meu Deus!!amo ler seus posts!!moro faz muito tempo em outro país mais toda vez que eu leio uma publicação sua parece que o tempo não paso.Minha vovó brasileira me ensinou a fazer brigadeiros e minha vovó uruguaia fazia chocolate quente com chocolate em barra.E muito bom voltar para atrás e ver que somos muitas com uma infância muito similar.Beijos miles

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s