Chocolate também é amigo da saúde

Composto por poderosos antioxidantes que previnem doenças crônicas e o envelhecimento precoce

Difícil começar esse texto sem cantarolar a música do Tim Maia: “Chocolate! Chocolate! Chocolate! Eu só quero chocolate, só quero chocolate”. Conhecido e desejado mundialmente, poucos são aqueles que resistem a essa tentação. Mas será que devemos resistir a ele ou ceder aos seus encantos?

O chocolate é uma preparação que tem como matéria prima um fruto abundante no nosso país: o cacau. Você lembra daquele ditado: tudo o que é bom engorda, ou melhor, faz mal? Acredite ou não, temos exceções e o chocolate pode ser uma delas.

O cacau possui diversos componentes interessantes para a nossa saúde, como os flavonoides e os taninos, grandes antioxidantes, mas como nem tudo na vida são flores é preciso realçar que para você aproveitar esses benefícios é necessário consumir um chocolate com boa porcentagem de cacau. O indicado é aquele que possui pelo menos 70%, o que é fácil de saber atualmente já que a maioria das marcas colocam essa informação no rótulo.

Isso não significa que consumir chocolate ao leite ou branco é o fim dos tempos. Não é só o cacau na forma de nibs ou pó (o que deixa o chocolate escuro e mais intenso) que traz benfeitorias, a manteiga de cacau (gordura extraída do fruto) também agrega valor para o organismo. Nela encontramos alguns ácidos (oleico, esteárico e palmítico) com capacidade de neutralizar os compostos oxidantes do corpo, responsáveis por diversas doenças crônicas e até pelo envelhecimento precoce.

Por isso, é de muito valia ler as informações dos rótulos para saber se o chocolate que escolheu é produzido com esse tipo de gordura ou não. Pelo custo da manteiga de cacau ser elevado é fácil encontrar marcas que optam por gorduras hidrogenadas, o que diminui a qualidade nutricional e até organoléptica do alimento que você irá ingerir.

E as vantagens desse alimento não param por aí. O cacau pode diminuir os sintomas da depressão por estimular a liberação de endorfina e serotonina, substâncias que melhoram a sensação de bem-estar.

Benefícios excelentes, não acha? Pois é, são mesmo, mas também não se esqueça que chocolate de verdade é aquele que possui o menor número de ingredientes possível. Normalmente a composição leva: nibs de cacau (liquor/massa de cacau ou só cacau), leite,

manteiga de cacau, açúcar e algum emulsificante, por exemplo: lecitina de soja. Se reparar que a lista de ingredientes se estende demais evite! Além do sabor não ser fiel ao bom chocolate o consumo não trará beneficiamento.

Não se esqueça que a moderação é amiga do sábio e deve te acompanhar sempre. Faça boas escolhas e garanta sua qualidade de vida!

www.mariabrigadeiro.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s