Comer junto a família e amigos pode nos tornar mais felizes

Sentar-se a mesa com pessoas próximas trazem benefícios emocionais e físicos

Hoje em dia o ato de sentar junto a família e amigos para apreciar uma refeição ou até mesmo um lanche da tarde é privilégio de poucos. Vivemos a era da otimização e o comer entrou nessa onda. Para que sentar e “perder tempo” se podemos levar para viagem?

A preocupação com o tempo tem uma capacidade tremenda de influenciar os nossos hábitos. Não é apenas o momento compartilhado que não tem mais espaço, até a escolha dos ingredientes é prejudicada. Convenhamos, para que optar por tomates in natura se podemos comprar molho já pronto? Ou melhor, qual sentido da espiga de milho se há latinhas estilo “vapt-vupt”?

Pois então, e assim vamos caminhando para o afastamento social e dos ingredientes. Na mesa perdemos a oportunidade de compartilhar e na cozinha a intimidade com os alimentos. Essa realidade é tão nítida que até mesmo os cientistas resolveram estudar as consequências desses hábitos.

Será que a atitude ancestral de reunir os queridos ao redor da comida possui alguma relevância para o nosso bem-estar?

Acredite se quiser: sim! Foi observado que fazer uma refeição com amigos ou familiares aumenta a felicidade e alivia a depressão. Os cientistas notaram que o simples fato de reunir todos ao redor de uma mesa faz com que conexões sejam estabelecidas, o que é crucial para manter a felicidade e o nosso senso de pertencimento. (Ref. 1)

Até mesmo a escolha dos alimentos pode ser mais saudável. Um estudo descobriu que as crianças que comiam junto a família (em pelo menos uma das refeições do dia) comeram mais frutas e vegetais e beberam menos refrigerante. (Ref. 2)

Obviamente que não podemos cair na ilusão de que se tiver a mesa apenas junk food a criança irá abrir a geladeira para pegar um pedaço de brócolis. Por isso é de extrema importância a oferta de comida de verdade, a base de ingredientes frescos. (Ref. 3)

Se esses momentos são tão válidos por que não reservar tempo para isso? Reserve um período da sua agenda e organize com antecedência com os quais te querem bem.

É preciso lembrar que tempo investido em nosso bem-estar é tempo economizado em complicações no futuro!

www.mariabrigadeiro.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s