E quando o brigadeiro não dá certo?

Se o seu brigadeiro deu errado, não se desespere. Talvez seja possível salvá-lo. Saiba aqui como prestar os primeiros – e últimos – socorros.

Às vezes, a receita desanda. Acredite, não é só na sua cozinha. Já joguei tanto brigadeiro fora que o lixeiro deve achar que sou louca de pedra ou a pior cozinheira do bairro. Não sei de onde vem isso, mas as pessoas tem certeza que fazer brigadeiro e fritar ovo são as tarefas mais fáceis do mundo. Sendo assim, usam os dois pratos como exemplo de inabilidade na cozinha: “Ih, coitada aquela lá só sabe fazer brigadeiro e fritar ovo. Pois se ela souber fazer bem de verdade essas duas coisas, manda pra cá que eu contrato na hora. Brigadeiro e o ovo tem uma coisa em comum: ambos tendem a ser subestimados. Quem olha para eles com respeito vai ter humildade na hora de prepara-los. Fritar ovo é coisa séria, exige muito treino e atenção, caso contrário ele fica com a clara borrachuda ou gosmenta, a borda esturricada e a gema crua ou cozida demais. Com o brigadeiro é a mesma coisa. Distraiu, lá está ele grudado no fundo da panela, todo empelotado e com gosto de queimado. O que fazer nesse caso? Fritar um ovo? Se o seu brigadeiro deu errado, não se desespere. Talvez seja possível salvá-lo. Saiba aqui como prestar os primeiros – e últimos – socorros.

Empelotou? Tire-o imediatamente do fogo e bata a massa vigorosamente usando um fuet, aquele um batedor de metal que parece um balão. Faça isso seu até que o creme fique lisinho novamente. Ufa! Volte para o fogo e mexa sem parar até dar o ponto.

Formou grumos? Se você esquecer de limpar as bordas da panela com a colher durante o preparo, o brigadeiro que se depositar ali vai passar do ponto e formar aqueles caramelos durinhos que grudam no dente, ameaçando botar abaixo todas as obturações. Não há como voltar atrás, mas a boa notícia é que ele fica puxa-puxa e você pode embalá-lo em papel celofane e chamá-lo de bala de brigadeiro.

Grudou no fundo? Não tente raspar à força com a colher de pau, caso contrário seu brigadeiro terá um único gosto: de queimado. Tire com cuidado o que estiver por cima, prove para ver se não está com gosto de fumaça e mergulhe a panela em água e sabão.

Fotografo

3 comentários em “E quando o brigadeiro não dá certo?

  1. Exatamente assim! Por isso que amo um bom brigadeiro. Tenho muita dificuldade pra acertar o ponto e sempre pergunto às minhas amigas qual o segredo delas. Adorei o post.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s