A feira mais gostosa do mundo

Sim, é possível provar os melhores chocolates do mundo de uma só vez.  Imagine entrar em um centro de convenções do tamanho do Anhembi – tá essa é a parte chata – coalhada de estandes – agora sim – com degustações gratuitas dos mais diversos chocolates do planeta. Não, não é um sonho, é o Salon du Chocolat, a maior e mais calórica feira do setor, que acontece todos os anos em Paris, na França. A prova documental de que esse lugar existe fora dos meus delírios chocólatras está registrada na memória da balança lá de casa.

O evento acontece no finalzinho de outubro e se estende até o início de novembro, quando começa a cair a temperatura na capital francesa. No caloroso espaço fechado de Porte de Versailles se reúnem os mais talentosos artesãos do chocolate, da Venezuela ao Japão. Uma sequencia vertiginosa de mais de 500 estandes das mais variadas marcas de chocolate artesanal, além de workshops sobre o tema, competições entre chefs e até um desfile de roupas feitas de chocolate.

Todos os estandes, sem exceção, oferecem degustação de seus chocolates. E o melhor é que quem passa a bandeja, geralmente é quem faz a iguaria, o que torna a experiência ainda mais empolgante. É como ir a uma estréia de um filme e receber o ingresso das mãos do Sean Penn, Brad Pitt, Gerard Depardieu…

O exótico bombom de chá verde, cremoso e aromático, é oferecido carinhosamente pelo premiado Sadaharu Aoki, confeiteiro japonês, autor da criação, que explica em detalhes como ela foi feita. Mais adiante, é possível se deliciar com uma  barra de chocolate ao leite ofertada com simpatia pelo próprio Pierre Marcolini, uma celebridade do chocolate artesanal na Europa. Num estande ali próximo está Bonnat, outro prestigiado  chocolateiro francês, que apresenta, num quase-português, uma irresistível variedade de delícias preparadas por ele.

São 4 dias inteiros de imersão em chocolate e a boa notícia é que para participar você não precisa ser sorteado com o Golden Ticket – aquele passaporte que dava acesso às dependências da Fantástica Fábrica de chocolate. Basta entrar no site salonduchocolat.fr e comprar os tickets. Se você se animou com a ideia, tem euros guardados e não aguenta esperar até final do ano que vem, corre lá que ainda tem ingresso para a edição de Lion, que acontece semana que vem. Oui, ela é menor que a de Paris, mas tão gostosa quanto.

barras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s